quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Vida de Motoqueiro/motoboy






Vida de Motoqueiro/motoboy

Nunca trabalhei nesta função mas tenho diversos amigos que são , e são diversos mesmo , eu trabalhei um bom tempo com Oficce Boy na região da Av. Paulista , no coração financeiro do pais e não faz muito tempo ( faz um ano e meio que deixei esta função ) conheço uma diversidade de motoqueiros/motoboy’s de diversas idades classe sociais e “N” motivo para exercer esta função ,

Eles transportam de tudo , desde o Sedex ou Telegrama que vc mandou para alguém , até o aquele produto que vc comprou pela internet ( que na maioria dos casos é transportado por estes profissionais , é o modo mais rápido e barato) faça chuva sol , eles tem que enfrentar todo tipo de situação , desde motorista estressados a aquele maldito buraco que quase sempre eles sempre caem , quando tem estão fazendo entrega as filas de banco,cartório,Prefeitura ,( que vc nunca tem tempo ou paciência ) mas estão lá ganhando pouco mas estão trabalhando honestamente!!!

Tudo bem que as vezes alguns deles ( eu disse alguns não generalize ) esbarram em seu retrovisor , ou quase te atropelam nas curvas ,mas quem de carro nuca esbarrou em nenhum outro carro ou quase atropelaram um pedestre?

Isso cabe as autoridades punirem os infratores e não a todos !!!!

Existem 2 tipos de motoqueiros/motoboy’s






1º Tipo é o mais comum na categoria O Pai de Família :
É aquele que depende do trabalho de motoboy para sobreviver e sustentar a sua família !!! com filhos e responsabilidade familiares e comercias , paga financiamento da moto ( muitas vezes de segunda mão , as vezes até de leilão , que o cara pega um empréstimo e arrematar uma moto no leilão .) , paga todas as taxas em dia , muita das vezes trabalha como freelancer e não tem uma renda fixa mensal mas tem compromissos a serem honrado por isso se sujeita a tudo para manter seu suado emprego !

2º tipo O motoBOY:
Este é a quele que trabalha nesse oficio por que gosta não porque precisa , ou na tinha outra opção como é o caso do tipo 1 .

Em fim todos eles dependem da atividade para viver , mas lógico somente o tipo 1 é o verdadeiro compromissado com a profissão pois sabe o que tem ser feito , e o que na pode ser feito no transito , mas como todo certinho sempre paga pelos erros dos outros ,com o novo decreto que a Prefeitura de São Paulo colocou em vigor , eles a partir do próximo dia 11/02/2008 eles serão proibidos de circular pelas Marginais Pinheiros e Tiête , que aqui em São Paulo são as principais vias de circulação por elas vc tem acesso a cidade inteira .

Com a nova lei foi tornado obrigatório os seguintes itens :

Selo de aprovação do inmetro
Viseira transparente
Antena protetora , conta linhas de pipas
Adesivos reflexivos nos capacetes

Foi proibido:
A partir do dia 11/08/2008 : Circulação nas Marginais de São Paulo
Transporte de passageiros na garupa!

A gora eu me pergunto:

E como ficam aquela pessoas que depende de uma moto com o único meio de transporte e ou trabalho ?

A principal justificativa para proibir o carona , é a de diminuir os assaltos realizados com moto !! ( mas me diga uma coisa quantos assaltos forma feitos de carro? e porque não proíbem de circular carros com passageiros ou filmados ? ) .se proibirem os motoqueiros a circularem com carona por esse motivo , deve-se proibir carros de circularem também pois os maior índice de roubos , seqüestros relâmpagos e outros delitos são cometidos de carro e não de moto ! porque proibir o motoqueiro que só tem a moto como meio de transporte ?
Eu tenho dois colegas que trabalham em Alphaville que só tem moto como meio de transporte um deles vai sosinho o percurso todo até sua casa , o outro pega sua esposa na Shopping D pois ela trabalha lá próximo , e os dois vão na marginal Tiête até a ponte Aricanduva que seguem também até o seu final .

E como fica a situação deles ?
Para quem conhece o percurso sabe que de Alphaville à zona Leste,vc obrigatoriamente tem que passar pela Marginal Tiête para não dar uma volta absurda !!
Eles deveram deixar de usar suas motos para ir trabalhar ? e vão ter que comprar uam carro agora , ou vão ter que deixar de ganhar tempo e usar o transporte publico de São Paulo que no horário de pico é um verdadeiro caos !!!

Eu sei de Dois casos e vc sabe de quantos , e quantos pessoas depende de desse meio de transporte que agente nem sabe somente vemos passar ao nosso lado , e aqueles que nem sabemos que passa , mas passam todos os dias ? como fica a situação destes ?

Ressaltando nunca fui motoboy nem tão pouco tenho ou tive uma moto , confesso que desisti de comprar uma pelo motivo de não haver respeito de muitos motorista com o motoqueiro ,esteja ele a trabalho, voltando dele ou mesmo a passeio ,apenas estou colocando minha opinião para que vc que está lendo possa refletir e se possível mudar o preconceito que talvez tenha com eles , que são pessoas com eu e VC !!!

Viswaldo Nascimento.
73’s todos
Pratique Radioamadorismo !

Nenhum comentário: