quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Mutante encontrado em Sorocaba!













Mutante encontrado em Sorocaba!
Será real? Ou mais uma farsa da Web?
Veja as fotografias e leia o que descobrimos.
Veja fotos de um inseto encontrado na tubulação de águas pluviais de Sorocaba. O estranho animal foi encontrado e morto por um funcionário do Saae, que ao entrar em uma boca-de-lobo para manutenção, teve a sua perna mordida pelo animal. O animal mede aproximadamente 60 cm e pesa uns 5 quilos e foi encaminhado para estudo no zoológico quinzinho de barros. O biólogo que recebeu o animal no zoológico ficou surpreso e disse que, com certeza, é de uma espécie desconhecida da ciência, ou mesmo uma mutação genética de um animal menor. O funcionário mordido levou 3 pontos e já voltou ao trabalho.

Serei obrigado a usar agora mais uma daquelas frases prontas: A Internet é a ferramenta ideal para se criar boatos! Muitas histórias nascem "do nada" e se transformam em lendas urbanas em questão de horas!
É o caso desse "mutante" encontrado em Sorocaba.
Essas fotografias estão circulando pela Rede desde o finalzinho de julho de 2004, mas são um nova versão de um outro achado um pouquinho mais antigo: em junho começaram a espalhar pela Web essas mesmas fotos, só que - nessa mensagem - trata-se de um Tatuí gigante, encontrado pela Petrobrás em uma escavação em águas profundas.
A mensagem diz que o animal não é conhecido da ciência. Mas é sim! Veja um exemplar parecido em exposição no Museu do Una. Na verdade, esse bichinho não é um inseto. Também não é um tatuí. O monstrinho das fotos é um crustáceo da família dos bathynomus. De acordo com a bióloga Cristina de Matos, professora do Departamento de Zoologia da UFRJ, o estranho espécime é um parente da barata-da-praia - da ordem dos isópodas - e o Tatuí é um decápoda, entendeu?
Nenhum jornal eletrônico de Sorocaba publicou notícia sequer parecida. Se algum funcionário tivesse sido "mordido" por algum "mutante" algum jornalista, com certeza, teria dado esse furo jornalístico.
A Petrobrás também não confirmou e nem negou o achado mas o Jornal JB Online publicou uma matéria afirmando que a empresa seria a única a conseguir achar tal animal, pois é a única que possui maquinários para escavações tão profundas a ponto de chegar ao habitat natural do crustáceo.
As chances de se encontrar esse animal são maiores no fundo do mar do que dentro de uma boca-de-lobo e, ainda por cima, com vida. O bichinho se alimenta de outros crustáceos e de peixes no fundo do mar, mas não é fã de pernas de funcionários de companhias de água.
Mais um detalhe: Uma das fotos foi cortada, talvez para não aparecer o símbolo da Petrobrás. Confira essa fotografia que faz parte da primeira versão da mensagem:



Viswaldo Nascimento
Pratique Radioamadorismo!

Nenhum comentário: