terça-feira, 7 de abril de 2009

Antena VHF/UHF ¼ de onda A famosa plano terra ( Caseira )




Hoje vou colocar aqui como fazer uma antena ¼ de onda para VHF / UHF gastando apenas R$ 7,50 , e mais aquelas tranqueiras que todo mundo tem em casa ! Bom vamos utilizar coisas simples e baratas. Material : 3 Antenas p/ TV um pedaçao de 20 ou 30 cm de barra de aluminio

Modo de fazer: Primeiro pegue aquele pedaço de cano de aluminio ( pode ser daquela 5/8 que de 11m que vc tem encostada, ou daquelas barras de portão de aliminio de preferencia redondo), eu usei de uma 5/8 quebrada “é sempre bom ter algumas barras de aluminio gurdadas nunca se sabe quando vamos precisar। Corte um pedaço de 20 ou 30 cm ( No caso fiz com 20Cm ) Enseguida faça com uma serra 4 cortes na parte superior de 05 Cm , deixando por igual as laterais। Faça com uma chave de fenda fina ou furadeira 4 furos , um em cada lado que foi feito o corte do cano de aluminio. Após fura-las abra cada lado com um alicate cuidadosamente para não quebralas, com se fosse uma flor. Comm isso cocê tera 4 lados, Certifique-se que o ângulo esta em 45º

Feito isso desmonte as antenas Telescopicas de TV ( Desmonte não quebre pois você vai precisar das peças que sobram para fazer a antena , outra coisa eu paguei apenas R$ 2,50 em cada uma delas na Santa Ifigenia) elas vem parafusadas com 1 parafuso e porca em cada aste। ( no modelo que comprei vieram 2 anstes telescopicas de 80cm de abertura ) Parafuse as astes uma em cada lado da abertura, este serão os radiantes negativos। Para fazer a parte superior o Positivo, você poderá aproveitar a parte plastica da antena de tv , corte a parte de plastico de um tamanho aque ela se colocada na vetical possa ser encaixada dentro do cano de aluminio, ou arrume um pedaço de plastico ou acrilico para fixar a 5 aste na posição vertical।com a sua abertura regulado em 0।49Cm LEMBRE-SE QUE “NEGATIVO” ( Malha ) E “POSITIVO” ( Vivo) DEVEM FICAR IZOLADOS UM DO OUTRO PARA NÃO COLOCAR SUA LIGAÇÃO EM CURTO!!! Bom vamos ao cabo, isso conta muito para fazer essa ou qualquer outra antena funcionar como deve ( Um cabo fora da Estacionaria [medida correta] pode queimar seu equipamento ) eu utilizaei o RG58 de 50Ω, muitofacil de ser localizado “e o mais Barato”। Vamos ao calculo preste atenção! considerando a velocidade da luz mais o valor de PI elevado ao quadrado ( para para !!!!para tudo !!! ) a ideia é facilitar ( até porque não manjo nada disto ) bom falando sério a medida do cabo é feita com uma formula bem simples.
०,338 X y
O resultado é a media do cabo। ( y ) DEVE SER USADO QUALQUER NUMERRO NEGATIVO.( Não me pergunte porque! )
EX। 0.338x15 = 5,07

Ou seja seu cabo deve medir 5 metros e ,07 centimetros, essa é a medida mais usada em carros. 9. A ligação do cabo deve se feita da seguinte maneira , o malha em um das 4 astes apontadas para baixo e o vivo ( fio central ) na aste vertical como mostra a figura.







41 comentários:

Anônimo disse...

hihih legal Viswaldo... tão simples que dá vontade de fazer uma... parabéns !!!!
Miro

Alcb disse...

Muito bom, estava procurando justamente algo barato e fácil de fazer, e com sou serralheiro só faltava a ideia e o tubo de aluminio.Parabens tb sou blogueiro sou o dono do blog O CASTELO BRANCO, visita lá qualquer hora dessas, até mais.

vilmar boufleuer disse...

Esta antena pode ser usada como receptor recepçao de sinal VHF externo para TV?

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao Vilmar...

Caro vilmar infelismente vou ficar te devendo esta !! como não tenho problemas com recpção de Tv aqui em casa nunca tentei , mas este é um bom teste ( e olha que eu moro longe da torres de transmissão da Paulista e Jaraguá , além da topografia aonde eu resido é péssima pois moro num local rodeado de morros ) , esta antena está na medida para recepção e trasmisão de frequencia de Radioamador e comercial ( VHF e UHF ), se vc esticar todos os elementos ao maximo ( ou seja 80 cm ) vc tem a medida exata para melhor recepção de FM de 88,1 a 108,1 , mas quanto Tv para melhor recpção a melhor saida é a velha e classica antena comum , pelo menos com VHF já uhf é outra história ainda estou testando uma antena que achei na net assim que tiver uma posição melhor para recepção de UHF e encontrar alguma coisa de VHF postarei aqui. Abraços PU2VFS - Viswaldo.

Michel_Floripa disse...

Otima ideia,mas me tira uma duvida,os negativos são de 20 ou 30 cm é isso? e o pasitivo é 49cm?
Ou é com as estes esticadas 80 cm?
Obrigado pela atenção.

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao Michel.

Os Elementos tanto negativo como positivo devem ser do mesmo tamanho , no caso de VHF 49 CM de UHF 18 CM , e FM 80 CM ,vc pode mudar o tamanho do elemento simplismente puxando , como vc pode ver na terceira foto eu utilizei astes telescopicas ( dessas de TV , que vc acha na Feira ) com abertura entre 16cm e 85cm assim posso alterar o comprimento da mesma sem trocar a aste. apenas puxando na medida correta ( 18CM UHF , 49CM VHF ,80CM FM{88 á 108 MHZ }). espero ter repondido sua duvida. 73's

Michel_Floripa disse...

Viswaldo , muito obrigado pela resposta,muito bem entendido.

Polimento e Cristalização de Veiculos disse...

Legal pra Caramba. Que idéia.
Tenho uma dúvida. meu Rádio é um Dual Band VHF/UHF, tem dois conectores, o da direira é VHF o o da esquerda é UHF. Para trabalhar as duas bandas com essa maravilhosa antena que voce fez, e que pretendo fazer tambem, rsss... é preciso ter um acoplador de antena né, para funcionar as duas bandas?
Outra pergunta. As hastes laterais são reguláveis, posso esticá-las até o fim, ou deixo com 45 cm, igual a vareta central?
Desde já agradeço. Parabens pela Antena. Um abraço.

Unknown disse...

colega gostaria muito da tua ajuda fiz a antena e nada cara oonde ponhoos fios

Unknown disse...

gostei da sua criatividade desta antena px vou tentar fazer fiquei contente quando eu vir na internet bem bolada tenho radio px tambem sou licenciado na anatel a 13 anos parabens colega espero que voce crie essa novidades um abraço de sergio aqui em pernambuco quis dizer mais novidades a respeito de antenas px 7 d 6549

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo a Disk&Ampli....

Bom no Colega no seu caso , eu não recomendo usar esta antena por muito tempo ,até porque com um brinquedinho destes que vc tem nas mão eu não exitaria colocar uma antena Dual, modelo existem diversas por ai, mas caso vc queira usar esta como um quebra galho segue receita !!!

1ª Esqueça o Acoplador!!!
2ª vc terá que fazer uma antena p/ cada frequencia ( ocusto é baixo vale a pena!!! )- por um motivo muito simples, está antena, éla pode ser usada nas duas bandas porém deve-se alterar o comprimento dos irradiantes,( 49cm p/ VHF e 18cm p/ UHF ) pois ela não tem bobinas logo não pode ser usada fora da frequencia que estiver ajustada.
3º Medidas : (isso é importante)vc deve ajustar as 5 varetas em 49cm de aberuta p/ VHF e 18cm p/ UHF ou seja vc vai precisar de uma antena p/ cada frequencia,(caso contrário vc irá queimar a saida de seu radio), novamente aconselho a usar esta antena como "RTA" ( como diz um colega meu ) Recurso Técnico Alternativo, e não como definitivo, até porque está antena é 0Db de ganho e hoje em dia vc encontra uma antena dual de qualidade e com vario Db's de ganho bem baratinha. e como eu disse se vc fizer duas antenas uma para cada frequencia vc elimina a necessidade de acoplador ( que convenhamos é mais caro que uma antena dual nova !!! ).

73 e boa montagem qualquer duvida me mande um e-mial que te dou mais detalhes pu2vfs@hotmail.com ( esse eu verifico todo dia ).

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao Kárel....

Isto bem simples os fios devem ser ligados desta maneira.

o Fio POSITIVO ou VIVO (o do meio )deve ser ligado a aste que fica na Vertical.

o Fio NEGATIVO ou MALHA deve ser ligado na lateral bem abaixo dos radiantes na horizontal demodo que todos os 4 elementos recebam o sinal,lembre-se de isolar bem os polos ( vc não quer colocar seu radio em curto? )

outra coisa não use potência acima de 50wts com esta antena,vc vai forçar seu equip. e pode queima-lo.

obs: importante deve-se usar para isto o fio RGC58 de 50ohms, não se deve usar cabo de TV em radio amador ou PX!!!.

73 e boa montagem
Qual quer duvida não exite em perguntar - pu2vfs@hotmail.com

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo a Soli....

Fico muito grato pelos elogios, mas sou um mero aprendiz perto dos 13 anos experiência, apenas consertando um equivoco esta Antena é para faixa de 2metros o VHF a de 11Metros ( PX ) deve ter os Irradiantes de 2,65 metros cada um. espero em breve encontra-lo via eter.

73 - PX2Y6977 - PU2VFS

Unknown disse...

e assim o comprimento do cabo influencia no ganho ?
porque eu puxei o rg58 de 14 15 metros desde a antena ate o radio

sera que e isso
aah e o polo negativo eu prendi na estremidade do aluminio ,
muito obrigado pela ajuda quando achei o projeto comecei a fazer na hora kkk

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo a Kárel....

Sim o comprimento do cabo influência no rendimento, no ganho tbm ( aliás esta antena não possui ganho algum ) é como eu disse trata-se de uma "RTA" ,mas funciona bem , esse comprimento é o mesmo que eu uso em minha estação , mas o ideal é quanto menor melhor claro que dentro da medida estacionaria que é no caso
0,338x(Y) = metros

(y) Corresponde a qualquer valor impar. no seu caso o certo seria
0,338x43 = 14,534metros

73'

Unknown disse...

ola viswaldo muitobom o seu projeto projetei uma aqui na minha casa gastei 20 reais e falo o dobro que falava antes muito bom...mas me tira uma duvida gostaria de faze uma 2x5/8 mas tenho duvida no material qual costruir qual vc aconcelha e quais as formulas opara caucula a 5/8 abraço

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao vinicius,

Vou ficar lhe devendo, este foi um dos projetos que peguei na net e fiz e repassei apenas, não sou detentor da arte de fazer antenas,infelismente não posso lhe dar uma resposta sobre confecção de um 2x5/8, quem sabe algum leitor possa lhe esclarecer essa duvida infelsimente ficarei Devendo
essa.
73

Pu2VFS

rony disse...

boa tarde viswaldo ,gostaria de saber se ese esquema serve para o radio yaesu modelo 2900 r com 75w pa operar na frequencia de 136 a 148 mhz,desde ja grato

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao Rony

Até pode porem não recomendo o uso com potência maxima , use somente na media, esse projeto não suporta mais que 50Wts ok.

Eduardo disse...

Gostei muito da sua idéia, e gostaria de saber se posso publicá-la no meu blog (http://pu1rga.blogspot.com), se vc me autorizar.

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao Pu1RGA

Fica a vontade, até porque o projeto original eu consegui pela net apenas adaptei p/ um molde mais portatil !! Afinal Dividir conhecimento é eterniza-lo"

Aurelioal disse...

Boa Tarde Wisvaldo...
Gostei de ver este seu projeto de 1/4 de onda.
Sou " BIOS " neste setor e esfera; ou seja: BIOS= Baita Ignorante Operando o Sistema.
Tenho um Projeto na minha cominidade aqui em Curitiba, que pretendo comprar um transmissor da LIK TX 850 ( Veja-o neste Link http://www.teclink-rf.com.br/ ) não quero transmitir ha muito Km não, 2km é o suficiente para os eventos que vai desde uma procição ao jogo de futebol na vila, jogando para meu PC e jogo para o mundo na Net.

O fabricante Link diz que se colocar uma antena de 1/4 de onda chego a 2km:
Aí é que peço sua atenção pela experiencia em PX que tu tens.

Quero economizar uns 160,00 nesta antena; a do fabricante é até mais simples que a que você propõe em seu projeto; a sua tem 4 Hastes negativas a dele tem 3;

no Seu projeto o Cano Central, faz parte da Captação ou é apenas suporte?

e por Ultimo, peço ver o Link da antena dele ( http://www.teclink-rf.com.br/ ) , e comente se a sua eu posso usar sem problems.
desde já obrigado; acho que nos identificamos, pois gosto de onstruir traquitanas como Rob.

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao Aurelio

Aurélio vc quer economizar até um pouco mais então faz o seguinte entra em contato direto com o fabricante desse link eu tenho um por aqui de menor potencia e funciona muito bem ( não nessa distancia ) e eles são dai de Curitiba segue link p/ o site deles www.superaudio-tx.com , tem uma boa diferença de preço além de vc comprar direto com o fabricante e não com revendedor!!
quanto a antena pode ser usada sim, mas distância é que ´e um fator que precisa ser avaliado, porque, vc vai estar usando um tipo de micro transmissor de curto alcançe a maneira de obter um bom rendimento é não ter nenhuma barreira ( nehuma mesmo!!! ) assim vc até pode alcançar os 2km p/ essa distância recomendo usar links de VHF ou UHF ( são mais caros porém é garantido que o link funcione sem interrencias ) esse transmissor como opera na faixa de FM sofre muita interferência de outras rádios da região, e além do mais vc tem que tomar cuidado par não interferir na trasmissão de um emissora oficial ( isso é crime ) , se vc tomar estes cuidados creio tera uma boa transmissão

OBS: FAÇA UM TESTE ANTES DE QUALQUER TRASMISSÃO AO VIVO - sabe como é ne o seguro morreu de velho !!

Abraços e boa sorte

se tiver mais alguma duvida me mande um e-mail coruja.blog@gmail.com

franco nero disse...

E AI bom dia visvaldo fiz uma dessa antena do seu progeto e funciona to usando no meu transmissor que montei deu bom rendimento (obrigado pelo esquema vleu!!!!)

Dalmo Jr disse...

desculpa pode ser uma pergunta bobva mas posso colocar esta antena na Tv

Anônimo disse...

Caro amigo, construir uma antena deste seu modelo, ficou ótima, no wattimetro ficou zerada a refletida, pode ser construida com tubos de antena espinha de peixe com as mesma medidas ok, obrigado Adriano.

radio disse...

Ola amigo muito bom seu blog, estou começando agora e tenho uma duvida tenho um hlt 6688 e vou fazer uma antena destas qual altura vc me aconcelha colocar a antena. desde ja agradeço pela ajuda ai amigao...

Anônimo disse...

viswaldo quais as medidas desta antena para uma frequencia de 87,5 em fm? medidas exatas para um bom desempenho
grato pela sua atençao.

vinicios melo disse...

primeiro parabens pelo"projeto",duvida;aqui onde moro tem muita arvore,vc saberia me disser se isso atrapalha muito a recepção e transmiçao?e em km,mais ou menos eu alcanço?grato;vinicios melo

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao "Franco nero"

Cara fico feliz quando algum leitor manda mensagen avisando que funcionou bem, mas me tira uma duvida, em que frequência e potência vc está transmitindo ( apenas p/ efeito de curiosidade )

Abraços
Viswaldo Nascimento
PU2VFS - PX2Y6977

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao "Dalmo Jr"

Dalmo sincermente nunca fiz esse teste, essa antena é projetada para transmissão e recepção de sinais de Rádioamador e também para PX e FM claro respeitando as especificações, mas esse é um teste que vale a pena ser feito, vou inclui-la na minha lista de testes e se der um bom resultado publico !


73 - Abraços
Viswaldo Nascimento
PU2VFS - PX2Y6977

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao "Adriano"

Adriano mande algumas fotos da sua montagem, estou montando um post com as fotos das antenas montadas pelos leitores.

OBS; Esse pedido também vale p/ todos os outros colegas que fizeram antena.

73 - Abraços
Viswaldo Nascimento
PU2VFS - PX2Y6977

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao "Radio"

Cara esse HT tem baixa potencia 5W, ele até vai funcionar bem, porém uma coisa vc vai encontrar dificuldade, de achar um adaptador para a entrada da antena, esse padrão é raro achar aqui no Brasil, talvez na STa Efigenia tenha ou vc pode mandar trazer de fora p/ usar,OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE! ESTE HT É DUAL BAND, SÓ QUE ESTA ANTENA NÃO! PARA UHF É NECESSÁRIO AJUSTAR EM UMA MEDIDA E VHF OUTRA, ELA NÃO IRA FUNCIONAR COMO DUAL, VC DEVE ALTERAR OS COMPRIMENTOS DOS ELEMENTOS P/ TROCAR DE FREQUÊNCIA OU VC QUEIMARÁ A SAIDA DE SEU EQUIPAMENTO! e quanto a altura no minimo a 2 metros do telhado ou laje e também de qualquer caixa D'agua ou parede com essa distancia vc terá uma boa recepção e transmissão.

73 - Abraços
Viswaldo Nascimento
PU2VFS - PX2Y6977

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao "Anonimo"

Caro leitor "anonimo" Transmissão em FM é uma coisa delicada, eu já fiz alguns testes em FM entre 88mHz e 108mHz com um micro transmissor de "300 miliWats", usei com abertura de 70cm dos elementos, e deu um bom rendimeto, no entanto dependendo da potência que vc for utilizar recomendo que compre uma industrializada, não sai por mais R$ 200,00 na Stª Efigenia em SP!

Usei um equipamento com 300 MiliWalts ou seja nenos que 1 Wat dependendo da potência do transmissor que vc pretende usar, acho valido comprar uma industrializada mesmo, pois um transmissor de Fm não é muito barato pelo que sei e vc não vai querer arriscar a queimar o equipamento né?


73 - Abraços
Viswaldo Nascimento
PU2VFS - PX2Y6977

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Respondendo ao "Vinicios Melo"

Vinicios, Desde que vc coloque a antena a menos de 4 ou 5 metros das arvores não haverá problema! no entanto deve-se levar em consideração e

distancia que vc vai instalar a mesma de outros obstáculos como Caixa D'agua e paredes, eu recomendo que seja fixada no minimo 2 metros de

qualquer tipo de parede ou caixa D'agua, e acima de 2 metros de altura do telhado ou laje, quanto a alcançe isso vai da potência do

transmissor e da topografia da area aonde vc está, eo tipo de frequência que vc vai transmitir. se tiver mais alguma duvida me mande um e-mail que passo outra explicação com mais detalhes pu2vfs@hotmail.com vou ter o mair prazer em dividir o que sei.


73 - Abraços
Viswaldo Nascimento
PU2VFS - PX2Y6977

Soratto disse...

Vou por essa antena do Kemwood TR 9000, será que vai aguentar e terá uma boa modulação?Posso ter um ganho bom? 73 a todos. Faixa de 144 a 148.

Soratto disse...

Me tira uma dúvida. vc disse que é de 30 cm o cano de aluminio..e que cano vc usou para elevar a antena pra cima.é aluminio ou madeira?

Viswaldo - Pu2VFS/PX2Y6977 disse...

Ola Soratto, não conheço este modelo de Rádio mas o que posso te confirmar é que ela suporta até 50W, e quanto ao cano usei um comum esses de antenas mas vc pode usar de pvc fica a sua escolha abraços - PU2VFS

Anônimo disse...

bom dia eu fiz esta plano terra para frequencia de UHF a base de tecnil e ficou muito boa eo ROE tambem ficou baixo 1.6 isso com as medidas do cabo correto
abracos a todos de PU3CFR

Unknown disse...

aqui,Roberto do jardim robru,antigo PX2GUATEMALA 5751 estou voltando ao radio amadorismo,e fiquei abismado com seu progeto,ja fiz a minha 0antena estou sastifeito,obrigado assim que eu tirar um novo indicativo para 2 metros eu te passo em que frequencia eu estarei,para trocar um QSO com vc....TKS...do coracao

evandro disse...

O radioamadorismo é isso mesmo! É aprendizado e amizade juntas